Em janeiro, o Ford EcoSport ainda vivia seus dias de ouro na liderança do segmento de SUVs compactos. Mas com a chegada de novos concorrentes, ela viu suas vendas minguarem 20% de janeiro a agosto. Durante o lançamento do Focus Fastback, o presidente da montadora para América do Sul, Steven Armstrong, afirmou que o veículo ainda pode recuperar seu lugar na tabela. Sabemos quais serão as principais cartadas da montadora para tentar chegar lá; confira abaixo.
1 - Novas versões: outubro
Na semana passada, a Ford finalmente confirmou que prepara novas versões do SUV compacto. A Autoesporte flagrou o carro em junho na etapa de testes finais. Dentro de um mês, chegam às lojas configurações 1.6 com câmbio automático Powershift de dupla embreagem e seis marchas. Até então, a transmissão só estava disponível com motor 2.0.
2 - Preços reduzidos: outubro
Em breve será mais barato comprar um EcoSport automático, conforme antecipamos em agosto. Hoje, a versão mais acessível que dispensa o pedal da embreagem é a SE Powershift, de R$ 75.900. O que a montadora americana quer fazer é colocá-lo abaixo dos R$ 75 mil, para sair na vantagem diante de competidores como Honda HR-V e Jeep Renegade, que o arrancaram da liderança nas vendas.
3 - Aumento de potência e torque: outubro
A oferta do câmbio automático de seis marchas não vem sozinha. O motor 1.6 Sigma que opera com ela também será melhorado. Ele passará por um aumento de potência.
4 - Reestilização: início de 2016
As novidades da Ford esquentam conforme o ano chega ao final. No segundo semestre chega a reestilização que promete deixar o EcoSport com visual mais robusto e próximo ao do utilitário grande Edge. Dele virá a grade mais agressiva unida ao capô e aos faróis. Diferente do que ocorreu na Europa, é mais provável que o estepe permaneça no modelo nacional, embora a marca afirme que ainda não se decidiu sobre o assunto.
5 - Novo motor 1.5: início de 2016
As novidades da reestilização são ficam só do lado de fora. Um novo motor 1.5 acompanhará a renovação de visual. Não se trata do Sigma derivado do 1.6, mas de uma nova geração. Será mais um três cilindros para o mercado nacional, com uma potência estimada de 130 cv. O modelo já foi flagrado por Autoesporte no Sul do país.
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